quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Direção do SINTSAMA frauda assembléia para aprovar 99% e demissão de trabalhadores da CEDAE


Carros da CEDAE parados no portão do sindicato, ônibus de outros municípios, telegramas da presidência da Companhia ameaçando cortar benefícios, presença de terceirizados, da polícia militar e até de pessoas armadas para intimidar a oposição e caçar nossa palavra, foram estes os expedientes, um verdadeiro vale-tudo, utilizados pela Direção da CEDAE e do SINTSAMA para ‘aprovar’ na assembléia do dia 15/12 a proposta de 99% de garantia no emprego feita pelo Tribunal Regional do Trabalho.
Nossa categoria compareceu em massa e fez sua parte votando pelos 100%. Foi uma minoria, junto com pessoas estranhas a nossa base, que aceitaram a proposta dos 99%. Para aprovar a demissão de trabalhadores da CEDAE a direção do SINTSAMA teve que recorrer a uma mega-fraude, tão escandalosa que precisou o Presidente de nosso sindicato ser retirado, após encerrada a assembléia, por seguranças particulares.

A luta Continua: Não aceitaremos nenhuma demissão na CEDAE!

Desde maio a direção do SINTSAMA vem tentando fechar acordo com a empresa em torno de 98% de garantia no emprego abrindo mão de uma conquista de nossa categoria que já existia há 25 anos. Indignados com a proposta da empresa e a postura da direção do sindicato, nós, trabalhadores da CEDAE, protagonizamos uma das maiores e mais longas greves da história da companhia.
Foram 17 dias de muita luta e mobilização de nossa categoria sem contar com o apoio da direção de nosso sindicato. Em cada rodada de negociação, seja com a empresa diretamente ou com a intermediação do Ministério Público do Trabalho, ficava claro qual era intenção dos dirigentes do SINTSAMA: acabar com os 100% de garantia no emprego, facilitando assim demissões e a privatização da CEDAE. A direção do SINTSAMA aliada da empresa chegou inclusive a desconhecer assembléia geral da categoria do dia 03/12 que por esmagadora maioria recusou a proposta do TRT.
Foi a nossa greve e mobilizações que impediram até agora a demissão de CEDAEANOS, e somente a luta poderá impedir que isso ocorra. Portanto é necessário estar em alerta máximo e preparados para responder com paralisações e até com a greve qualquer demissão que ocorra.
A crise econômica tem jogado milhares de trabalhadores no desemprego o que levou recentemente o Presidente Lula a dar declarações que não se pode demitir, como aliado de Lula é um contra-censo que o governador Sergio Cabral (PMDB) junto com a direção da empresa pretendam demitir trabalhadores.
Não vamos pagar com nosso emprego a atual crise. Somente a mobilização e nossa organização podem deter as demissões na CEDAE. Não assistiremos passivamente à demissão de nenhum companheiro (a). Direito não se reduz, amplia-se.

Sergio Cabral quer privatizar a CEDAE

Está claro que a intenção do governador Sergio Cabral (PMDB) é de privatizar a CEDAE, para isso precisa enxugar a companhia demitindo trabalhadores concursados. a direção do SINTSAMA, assim como mentiu na época de nossa greve afirmando que a CEDAE entraria também com o dissídio, mente novamente para nossa categoria dizendo que estão resolvidos todos os nossos problemas e que ninguém será demitido.
Querem demitir CEDAEANOS concursados para contratar mão de obra terceirizada e transformar a CEDAE em um verdadeiro cabide de emprego, porque para ser terceirizado não necessita prestar concurso. Nossa Companhia vai ser transformada com as terceirizações na Galinha dos Ovos de Ouro para financiamento de campanhas eleitorais.
Os trabalhadores terceirizados serão contratados com direitos diferentes e salários abaixo dos nossos.
Como nosso acordo tem validade de 2 anos, em nossa próxima data-base que discutirá garantia no emprego, a empresa a partir do percentual de 99% que foi acordado pela direção do sindicato esse ano, apresentará outra proposta para demitir mais trabalhadores. Não está descartado que em 2009 tenha um Plano de Demissão Voluntária (PDV) e que se repita o que ocorreu em muitas empresas estatais onde se prometeu um céu de vantagens para quem aderisse ao plano, que depois de aceito se transformou no inferno.

O lobo em pele de Cordeiro

A direção do SINTSAMA distribuiu panfleto na base da categoria dizendo que esse ano o Natal dos CEDAEANOS será diferente, que todos receberemos os 17 dias que foram descontados de nossa greve, que todos receberão retroativo a 1° de maio (mês de nossa data-base) a diferença salarial que nos é devida, etc. tudo por conta do acordo coletivo (ACT) assinado com a direção da empresa. Isso é pura verdade, entretanto o que a direção do SINTSAMA, esquece de dizer em seus panfletos, é qual foi o preço por “tamanha bondade” da direção da CEDAE e o que levou a empresa e o sindicato a se darem as mãos na última assembléia e de forma fraudulenta aprovar a assinatura do acordo proposto pela Justiça.
O preço por tamanha bondade nesse final de ano é a demissão de trabalhadores da CEDAE e a continuidade da parceria entre sindicato e empresa para que os diretores do SINTSAMA sigam gozando de privilégios que nenhum outro trabalhador da CEDAE possui tais como liberação de ponto e transito livre junto a direção da empresa para influenciar na contratação dos futuros terceirizados.
Não é a toa que em audiência Pública na Assembléia Legislativa (ALERJ) o Presidente Wagner Victer deixou escapar a afirmação de que era a direção do sindicato que “entregava” os trabalhadores que não cumpriam com suas obrigações na empresa e que portanto deveriam ser demitidos.
Além de traidora a direção do SINTSAMA é também X-9. Portanto tudo o que esses senhores falarem nos locais de trabalho ou escreverem em seus jornais e panfletos, desconfie... é gente que só pensa em se dar bem ao ponto de se passar por cordeiro perante a categoria e no dia seguinte bater na porta da presidência da empresa ‘caguetando’ todo mundo.

Nenhum comentário: